Dra Maria Cecília, quem deve recorrer aos cuidados paliativos?

Uma dúvida comum, e que recebo de diversos pacientes, é a respeito da indicação da Medicina Paliativa. Afinal, como saber qual é o momento de buscar um especialista nesta abordagem?

A indicação está, em grande parte dos casos, associada à população idosa, claro que outras faixas etárias podem  Esta é uma faixa etária onde a incidência de doenças crônicas e degenerativas costuma ser maior, o que coloca em risco a qualidade de vida das pessoas. 

Dentre as principais patologias que costumam surgir na terceira idade, é possível listar: insuficiência cardíaca, doença renal crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer, entre outras. Todas elas estão indicadas para as alternativas paliativas.

É importante reforçar, através deste conteúdo, que a Medicina Paliativa não deve ser considerada uma ”substituta” dos tratamentos convencionais (e nem recorram a ela com tal objetivo), mas sim como uma medida complementar.

Em determinados casos, como pacientes que sejam portadores de câncer, ter uma equipe multidisciplinar com foco paliativo pode amenizar efeitos oferecidos das sessões de quimioterapia e radioterapia. Tudo depende de acordo com o caso clínico.

Ter os cuidados paliativos é um direito ao qual o paciente deve ter a possibilidade de recorrer, desde o momento do diagnóstico até o atendimento de UTI.

Dra Maria Cecília | CRM 7467/MS
Geriatria • Medicina da Dor

Picture of Dra Maria Cecília

Dra Maria Cecília

Atua na Geriatria para o alívio da dor crônica e um envelhecimento saudável através do atendimento humanizado.

Agendar Consulta!

Envelhecer é obrigatório,
ficar velho, é opcional!

Acompanhamento geriátrico de excelência, bem-estar e
qualidade de vida no envelhecimento.