“E se…” são palavras carregadas de reflexão sobre a vida. Os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm no fim da vida são:
1. Não ter vivido verdadeiramente: Muitas pessoas lamentam não terem sido fiéis a si mesmas, seguindo os desejos dos outros em vez dos seus próprios sonhos e paixões.
2. Trabalhar demais: Arrependem-se de dedicar tanto tempo ao trabalho em detrimento de momentos preciosos com família, amigos e experiências significativas.
3. Não ter expressado sentimentos: O arrependimento de não ter expressado amor, apreço e gratidão o suficiente às pessoas queridas é comum. As palavras não ditas deixam um vazio no coração.
4. Não ter mantido contato com amigos: Perder contato com amigos ao longo dos anos é uma fonte de arrependimento para muitas pessoas. Valorizam os relacionamentos perdidos e desejam ter dedicado mais tempo a eles.
5. Não ter sido mais feliz: No final da vida, o arrependimento de não ter buscado a felicidade verdadeira é recorrente. Percebem que a felicidade está nas pequenas coisas e que deveriam ter se permitido vivê-la mais plenamente.
Esses arrependimentos nos ensinam a priorizar o que realmente importa na vida: amar, viver com autenticidade, valorizar relacionamentos e buscar a felicidade genuína. É uma lembrança poderosa para vivermos cada dia com propósito e gratidão.
Gostaria de agendar uma avaliação? Clique aqui!
Dra Maria Cecília
Geriatria • Medicina da Dor