Apesar de estarmos acostumados com a gripe, devemos oferecer um foco especial quando o adoecimento envolve o público da terceira idade, sendo considerada mais perigosa do que nas outras faixas etárias.
Antes de tudo, é preciso ter em mente que o vírus Influenza (responsável por provocar a gripe) continua sendo o mesmo para todas as idades. A diferença está na forma como cada organismo é impactado.
No caso dos idosos, a preocupação deve ser maior! Por conta do envelhecimento, o sistema imunológico enfraquece e não consegue oferecer uma proteção adequada, sendo uma ”porta de entrada” para as contaminações.
Como resultado, o vírus da gripe consegue se infiltrar facilmente, desencadeando sintomas intensos (febre, dores pelo corpo, redução do apetite, tosse seca ou com secreção, entre outros) e que podem gerar uma internação.
Sem contar que a gripe também pode ser responsável pelo desenvolvimento de problemas mais graves quando não é tratada corretamente, como é o caso da pneumonia viral.
Para evitar que a saúde do idoso seja colocada em risco, a família deve colaborar e incentivar medidas preventivas, sendo a imunização uma grande aliada nesse quesito.
Compartilhe este conteúdo com outros familiares!
Dra Maria Cecília | CRM 7467/MS
Geriatria • Medicina da Dor